Foto: Vinicius Becker (Diário)
O prefeito Rodrigo Decimo (PSD) anunciou, no final da tarde de sexta-feira (28), a suspensão da tramitação da Reforma da Previdência na Câmara de Vereadores, proposta que estava na Casa desde início de novembro.
– A reforma não é uma escolha, é uma necessidade pelo bem da cidade e pela garantia das aposentadorias dos próprios servidores. Não é recuo, não é hesitação, é responsabilidade e compromisso com a transparência – justificou Decimo sobre a decisão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Com o anúncio do Executivo, dá-se uma trégua nos embates entre servidores, prefeitura e vereadores de oposição e da base governista. Em meio às discussões, o funcionalismo elegeu alguns parlamentares da base como alvos para desgastá-los diante das categorias e da população, inclusive na sessão da quinta levou cartazes contra o líder do governo, Givago Ribeiro (PSDB), e Adelar Vargas (MDB), Luiz Roberto Meneghetti (Novo) e Tony Oliveira (Podemos).
Protestos e embates calorosos à parte, é hora de Executivo, situação e oposição e representantes das categorias focarem em construir uma proposta viável e com menos impactos aos servidores.